Quando eu era pequeno eu queria seguir os passos do meu pai, mas o trabalho de um consultor financeiro não é das coisas mais fáceis de uma criança entender. Do outro lado, minha mãe, uma marchand de arte, me levava para cima e para baixo visitando galerias de arte e estúdios de artistas, e eu ficava vidrado naqueles quadros e esculturas. E foi assim que eu cresci: com um pé na matemática e o outro esparramando tinta pela casa.

Eu me formei em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Comunicação e Fotografia pela Escola Panamericana de Arte. Durante a faculdade eu trabalhei no departamento de marketing da Unilever, e os dias de reunião com a agência de propaganda eram de longe os meus preferidos. Foi em um desses dias que me deu vontade de sentar do outro lado da mesa. Apesar de meu pai ficar preocupado pelo único dos seus quatro filhos se afastar do mundo dos negócios para virar um criativo, ele apoiou minha decisão. "Escolha um trabalho que você ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida."

Eu fui então estudar design e direção de arte na Academy of Art College em San Francisco, para conseguir montar um bom portifolio e começar com o pé direito no mercado publicitário. De lá pra cá foram 20 anos de carreira em que eu tive a oportunidade de me dedicar para grandes marcas como: Volkswagen, FIAT, Visa, AB InBev, HP, Getty Images, Mars, Pepsico, Bauducco, JVC, Canon, SKY TV, Fedex, Sharpie, e muitas outras.

É... acho que meu pai estava certo. Durante todo esse tempo fiz o que eu realmente amo e minha dedicação foi reconhecida com mais de 50 Leões, duas celebrações de Agência do Ano em Cannes (2009 com a DM9DDB e 2016 com a ALMAPBBDO) e prêmios nos principais festivais de propaganda: Effie Awards, D&AD, One Show, Clio, New York Festival, London Festival, Art Director's Club, Andy Awards,  El Ojo, FIAP, CCSP, entre outros. E para deixar ele ainda mais satisfeito, fazem 3 anos seguidos que eu apareço na lista dos Top 10 Diretores de Criação mais premiados do mundo e no ano passado apareço em segundo lugar (The Directory Big Won Rankings).

Uma das campanhas que eu mais me orgulho é "Os últimos desejos da Kombi", que emocionou o mundo todo com o testamento deixado pela última Kombi fábricada pela Volkswagen para todos os consumidores que fizeram parte da sua história. Em 2014 esse foi um dos poucos cases que conseguiu conquistar Ouro em Cannes, Ouro no Effie Awards e ficou entre as 10 campanhas integradas mais premiadas do mundo de acordo com o Big Won Rankings.

Esse olhar integrado de comunicação é minha verdadeira paixão por isso tenho também muito orgulho da mudança completa feita na comunicação da cerveja Antarctica. Uma "Love Brand" no Rio de Janeiro (seu mercado principal), mas que vinha perdendo seu apelo com o público jovem. As tradicionais ferramentas de propaganda já não surtiam mais efeito, então reposicionamos a marca e criamos uma nova plataforma de conteúdo, com webséries que misturam ficção com realidade. Seus personagens saem da TV e interagem com o público nas redes socias e em eventos na vida real, promovidos pela marca. Com mais de 200 millions de views e 96% de interações positivas, os resultados são tão bons que o case virou benchmark dentro da AB InBev e para todo o mercado publicitário.

Mas a vontade de desbravar novos caminhos e conciliar um olhar criativo com a veia de negócios, que desde a faculdade continuou pulsando em mim, me levou a dar um novo rumo para minha carreira e me juntar a outros profissionais admirados em suas areas para empreender em um novo modelo de negócio de comunicação integrada. Quem sabe um dia meus filhos admirem esse novo caminho e também queiram seguir os passos do pai.

 

|  e.mail: bj.yung@hotmail.com   |   cel. phone: (+5511) 97664 5157   |